Pular para o conteúdo principal

Quem foi Jezabel segundo a bíblia? Como ela morreu?


Quem foi Jezabel segundo a bíblia

Se formos resumir quem foi Jezabel segundo a bíblia, em poucas palavras, podemos dizer o seguinte:

Jazabel era uma rainha, filha de Etbaal, rei de Sidom, e esposa de Acabe, rei de Israel.

Foi Jezabel a grande promotora da adoração a falsos deuses em Israel, perseguiu e matou os profetas de Deus e providenciou para que um homem inocente fosse falsamente acusado e executado.


5 Características Marcantes de Jezabel


Veja algumas características de uma das mulheres mais terríveis na bíblia:


  • 1. Manipuladora

Ela não tinha escrúpulo, manipulou a justiça para se apoderar de forma desonesta da vinha de Nabote, assassinando este homem inocente (1 Re 21:8-10). Ela manipulava claramente o seu marido Acabe, levando-o a fazer o que ela quisesse.


  • 2. Perseguidora

Ela perseguia todos que discordavam dela. Os profetas de Deus eram suas maiores vítimas. Elias não teve medo e a enfrentou, mas depois disso ela prometeu matá-lo.

Quem se punha em seu caminho, era eliminado.


  • 3. Orgulhosa

Ela era extremamente egoísta. Ninguém que não pudesse servir aos seus interesses prestaria para ela. Podendo descartar qualquer um de acordo com sua bel vontade. O mundo girava ao seu redor.


  • 4. Vaidosa

A pessoa vaidosa é aquele que entrega a sua vida a coisas vãs, sem propósitos nobres. É guiada pelo ego, fazendo tudo o que pode para se sentir melhor a maior que os outros. Valoriza o que era fútil e despreza o que realmente tinha valor.


  • 5. Idólatra

Esta talvez seja a principal característica dela. Tentava impedir o povo de Deus de adorar ao Deus verdadeiro, tentando levá-los  a adorar a Baal e Aserá em cultos que envolviam sacrifícios de crianças e depravações sexuais.


A história de Jezabel na Bíblia


Jazabel é uma mulher má, vaidosa e idólatra. Todavia em função de suas características e de seu mal caratismo ela vai se destacar na história.


Esta mulher e sua morte terrível chamam a atenção não só de cristãos evangélicos, mas mesmo de pessoas que não costumam ler a bíblia.


Quem não ficaria impactado com a história de uma pessoa na bíblia que age contra Deus e seus profetas, mas termina comida por cães?


Isto parece nos remeter a um forte significado espiritual: que aqueles que se opõem a Deus, ao contrário do que pensam, não sairão impunes, nem livre do seu juízo.


Sua história recentemente inspirou uma telenovela brasileira, na Tv Record, que já vem produzindo novelas desse gênero desde 2010, começando com A História de Ester.


Estudo Bíblico sobre Jezabel

estudo biblico sobre jezabel


O Rei Acabe Casa-se com Rainha Jezabel


O rei Acabe, que “fez mais mal aos olhos do Senhor do que qualquer [rei de Israel] antes dele”, (1 Reis 16:30) casou-se com Jezabel, tornando-a rainha sobre Israel.


Aprendemos em 1 Reis 16:31 que Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios (ou fenícios).


Antes de se tornar rei, Etbaal já era conhecido, pois foi um sacerdote de Astarte, que era a forma grega da deusa da lua Astarote.


Astarte é como os fenícios a chamavam.


De acordo com o Dicionário Bíblico de Easton, Astarote era “freqüentemente associado ao nome de Baal, o deus-sol, principal divindade masculina [dos fenícios]”.


O pai de Jezabel, Etbaal, tinha ligações politicas com rei Acabe em Israel, o que poderia explicar o casamento entre os dois.


Essa influência levou à promoção de falsos deuses entre o povo de Israel.


Conforme relatado em 1 Re 16: 31-32, Jezabel segundo a bíblia, foi a mulher quem persuadiu seu marido a promover a adoração de divindades, Baal e Aserá, entre o povo de Israel.


Era comum durante esta era de reinos que o rei estabelecesse locais de culto para esposas estrangeiras.


Nesse caso, Jezabel requereu a instalação de um templo e um altar para Baal, que foi construído em Samaria.


A origem de Jezabel era fenícia (hoje Líbano e Síria) e provavelmente teve um papel mais ativo do que o normal no domínio hebraico.


Durante o reinado de Acabe em Israel, o povo estava profundamente dividido quanto a adorar e servir a Baal ou ao Senhor, Deus verdadeiro.


As animosidades foram tão intensas que Jezabel ordenou a morte dos profetas do Senhor, enquanto apoiava totalmente os profetas de Baal e Aserá.


Obadias era um governador da região que temia muito ao Senhor. Ele protegeu 100 dos profetas do Senhor, escondendo-os em cavernas e alimentando-os ( 1 Reis 18: 3-4 ).


Elias e Acabe

Seguiu-se um confronto entre Elias e o rei Acabe, que resultou na reunião de todos os profetas no Monte Carmelo.


Na reunião, Elias se proclamou o único profeta remanescente do Senhor, após a execução dos demais. Os profetas de Baal eram 450.


Elias pediu dois bezerros, um para ele e outro para os profetas Baal.


Mandou cortar os bezerros em pedaços e colocá-los na madeira como altar, sem o uso do fogo.


Elias pediu aos profetas que convocassem Baal para providenciar o fogo, e ele apelou ao Senhor para providenciar.


Os profetas de Baal invocaram seu deus por horas sem qualquer tipo de resposta. Esse silêncio os angustiou.


“Eles gritaram mais alto e se golpearam com espadas e lanças, como era seu costume, até que o sangue corresse” ( 1 Reis 18:28 ).


Quando chegou a vez de Elias, ele cortou o bezerro e o colocou sobre a lenha sem qualquer auxílio de fogo.


Então ele acrescentou 12 pedras ao altar para representar o número das tribos dos filhos de Jacó e cavou uma vala profunda ao redor do altar.


Ele então pediu que a multidão despejasse quatro barris de água no sacrifício e na madeira.


Ele instruiu que isso fosse feito pelo menos três vezes, fazendo com que a água envolvesse o altar e enchesse a trincheira.


Elias convoco o Senhor e pede:

“Senhor, o Deus de Abraão, Isaque e Israel, seja conhecido hoje que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo e tenho feito todas estas coisas sob o teu comando. Responde-me, Senhor, responde-me, para que estas pessoas saibam que tu, Senhor, és Deus e que estás a voltar o seu coração” (1 Reis 18: 36-37)


Imediatamente, “o fogo do Senhor caiu e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e lambeu a água que estava na vala” (1 Reis 18:38).


Quando as pessoas testemunharam a validade do Senhor, prostraram-se com o rosto em terra e proclamaram: “Ele é o Deus: o Senhor, ele é o Deus” (1 Reis 18:39 ).


Elias então ordenou a morte de todos os profetas de Baal.


A rainha Jezabel segundo a bíblia era uma mulher cheia de ódio e vingativa, por saber disso, conhecendo a raiva dela e o seu desejo iminente de vingança, Elias fugiu para o deserto.


Nabote e Jezabel

Em 1 Reis 21 , vemos na bíblia como Jezabel organizou a morte de Nabote.


Nabote era dono de uma vinha perto do palácio do rei Acabe. Acabe exigiu que Nabote lhe desse a vinha com o propósito de um jardim de ervas.


Ele se ofereceu para melhorar a lucratividade do vinhedo de seu estado atual ou pagá-lo pelo vinhedo. Nabote negou esse pedido porque “[o] Senhor me livre de que eu vos dê a herança dos meus antepassados” (1 Reis 21: 3)


Na bíblia, lemos que Acabe ficou “desgostoso e indignado” (1 Reis 21: 4) com a rejeição, mas a rainha Jezabel arquitetou um esquema para obter a vinha.


Ela forjou cartas com o nome de Acabe e o selo solicitando um jejum.


Além disso, as cartas ordenavam que Nabote fosse acusado de blasfêmia contra Deus, o que seria corroborado pelo falso testemunho de dois canalhas.


As ordens exigiam ainda que Nabote fosse apedrejado até a morte. O plano de Jezabel foi executado com sucesso exatamente como planejado e Nabote foi executado.


Assim que Acabe recebeu a notícia da morte de Nabote, ele foi tomar posse da vinha.


Conforme o Senhor instruiu o profeta, Elias saiu do deserto para encontrar Acabe na vinha e o confrontou sobre a conspiração de Jezabel contra Nabote, bem como sobre as ações pecaminosas de Acabe que estavam levando Israel a pecar.


Quanto à culpa de Jezabel nesse assunto, o Senhor proclamou que a morte dela seria terrível:


“Os cães comerão Jezabel junto ao muro de Jizreel” (1 Reis 21:23).


Jezabel, segundo a bíblia, recebeu uma grande condenação da parte de Deus e não foi à toa:


“Nunca houve ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o mal aos olhos do Senhor, instado por Jezabel, sua esposa” (1 Reis 21:25)


Quando Acabe “ouviu estas palavras”, ele percebeu sua culpa na conspiração e “rasgou suas vestes, e pôs saco sobre a sua carne, e jejuou, e se deitou em saco, e andou mansamente” (1 Reis 21:27)


Em Sua grande misericórdia, o Senhor veio a Elias e disse que não traria o mal sobre Acabe em sua vida porque ele se humilhou, mas o julgamento passaria sobre os dias de seu filho.


Acabe viveu mais três anos antes de morrer na batalha que se seguiu entre a Síria e Israel.


O que acontece após a morte do rei Acabe é que seu filho, Acazias, assumiu o trono, mas morreu logo em seguida e foi sucedido por Joram.


Como Jezabel morreu?




como jezabel morreu

O profeta Eliseu, sucessor de Elias, enviou ordens a Jeú, comandante do exército de Jorão, para eliminar todos os descendentes de Acabe.


Jeú matou Jorão e depois foi para Jezreel, onde estava a rainha Jezabel, pois ela era seu próximo obstáculo para sua promoção a rei.


Algumas pessoas pensam que o pior problema de Jezabel era sua beleza ou ainda porque ela se maquiava, passava batom, se arrumava para seduzir os homens, como uma prostituta.


No 2 livro de Reis, capítulo 9, versículo 30 , lemos que “Quando Jezabel soube disso, ela colocou maquiagem nos olhos, arrumou o cabelo e olhou pela janela”.


Os adornos não eram para atrair Jeú, mas para refletir sua majestade, orgulho, grande vaidade e espírito altivo.


Jeú ergueu os olhos para a janela e perguntou: “Quem está do meu lado? Quem? E olharam para ele dois ou três eunucos. Então ele disse, jogue-a no chão!” ( 2 Reis 9: 32-33 ). Então os eunucos jogaram Jezebel pela janela.


Foi assim a morte de Jezabel na bíblia, o motivo de um final tão desprezível para a sua existência, foi sua grande rebelião contra o Deus de Israel.


As mulheres da realeza usavam os eunucos como servos.


Provavelmente Jezabel foi muito cruel com eles e, portanto, não ganhou nenhum favor entre os eunucos.


Ironicamente, o orgulho, o egoísmo, a ganância e a idolatria de Jezabel acabaram levando à sua morte e morte.


Ela usou sua atração e afeição para ganhar um lugar no governo e foi capaz de usar sua influência para divulgar a adoração a Baal entre o povo de Israel.


No entanto, seu orgulho e espírito de vingança a levaram à morte quando o julgamento de sua família foi levado a efeito, conforme prometido pelo Senhor.


Porque os cães não comeram as mãos de Jezabel?


Bem, a profecia de Elias contra Jezabel se cumpriu (2 Re 9:36) por isso ela morreu como Deus havia falado por meio de Elias.


Lemos no versículo 37, que o profeta falou, inclusive, que seus restos mortais seriam espalhados e ela se tornaria irreconhecível.


Apesar de ser devorada por cães, segundo a bíblia, quando foram sepultá-la, ainda estavam o crânio, os pés e as mãos.


Muita gente se pergunta o porquê de seu crânio, pés e mãos terem sido preservados.


Existem teólogos que defendem a ideia de que esse fato esta relacionado com a idolatria desta terrível rainha.


Crânio - Uma figura que aponta para os pensamentos idólatras desta vil mulher.


Pés - Remete à obras idólatras que ela praticava.


Mãos - Seus serviços idólatras prestados aos seus falsos deuses



Conclusão:

Toda vez que lermos ou ouvirmos alguma pregação sobre quem foi Jezabel segundo a bíblia, devemos nos lembrar de algumas coisas:

  1. Ela era uma mulher que fazia tudo o que era contrário à vontade de Deus
  2. Era vaidosa e orgulhosa, fazendo qualquer coisa para por seus objetivos sórdidos 
  3. Sua mente e coração eram vendidos aos seus ídolos
  4. Manipulava as pessoas e desafiava ao Deus vivo

Isso nos ensina como um homem ou mulher sem Deus são capazes de qualquer coisa. Pessoas que o sentido da vida está em alcançar a qualquer preço o seus sonhos.


Os filhos de Deus, porém o amam mais que tudo e nada farão que não glorifique ao nome de Jesus em suas vidas.


Leia também o Artigo sobre Porque a Bíblia é importante para os cristãos

Veja mais estudos Biblicos aqui no Blog 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Solas da Reforma Protestante - Monergismo

  5 Solas da Reforma Protestante e Monergismo   Os 5 Solas da Reforma Protestante são uma expressão do Monergismo (a ideia de que a salvação pertence ao Senhor)   A Reforma Protestante do século 16 mudou o Cristianismo para sempre.    Levados à ação pela corrupção e abusos que presenciaram na Igreja Católica Romana da época, pastores e líderes visionários como Martinho Lutero e João Calvino lideraram um movimento que transformou o cristianismo e acabou levando ao surgimento das denominações protestantes que existem hoje. Os Reformadores foram guiados pela convicção de que a igreja de seus dias se afastou dos ensinamentos originais e essenciais do Cristianismo, especialmente em relação ao que estava ensinando sobre a salvação.  E especialmente aqui que entre o ponto de vista do monergismo, a ideia de que o homem não coopera para a sua salvação. Deste modo as indulgências ou quaisquer outras obras humanas seriam inúteis. Isso que dizer que as pessoas podem ser perdoadas de se

Como Vencer o Medo Segundo a Bíblia

Como Vencer o Medo Segundo a Bíblia  O medo é uma emoção poderosa e muitas vezes paralisante.  Todos nós experimentamos medo em algum momento da vida, seja medo do desconhecido, medo da rejeição, medo da falha, medo da perda ou medo da morte.  No entanto, a Bíblia nos ensina que não precisamos ficar presos em nossos medos.  Podemos superá-los com a ajuda de Deus. Neste artigo, vamos explorar algumas maneiras de como vencer o medo segundo a Bíblia. Reconheça seu medo O primeiro passo para superar o medo é reconhecê-lo.  Não devemos ignorar nossos medos ou tentar reprimi-los.  Em vez disso, devemos trazê-los à luz e enfrentá-los.  A Bíblia nos ensina em 2 Timóteo 1:7 que Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, amor e moderação.  Podemos orar a Deus para nos dar coragem e nos ajudar a superar nossos medos. Identifique a fonte do medo Para superar o medo, é importante identificar a fonte do medo.  Isso nos ajuda a entender melhor nossos medos e encontrar maneiras eficazes de li